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Detalhes:
Flexível
20 x 25cm
288pp
ilustrado
R$ 59,90

Data de Lançamento:
16/4/2012

1ª edição

ISBN:
978-85-378-0791-0

Tradução:
Maria Luiza X. de A. Borges

Consultoria técnica: Luiza Marcier

Co-edição: The Ivy Press Limited


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Cronologia da moda
de Maria Antonieta a Alexander McQueen
Entrevista exclusiva: NJ Stevenson

Como foi o período de preparação do livro?
Eu ensino na University os the Arts, em Londres, e pude usar a maravilhosa biblioteca da London College of Fashion para fazer a pesquisa para o livro. Foi muito importante checar e conferir novamente os fatos com um grande número de fontes, já que a história pode ser muito subjetiva. O livro levou um ano para ser escrito e a pesquisa foi feita durante o processo. Eu usei livros de moda e livros de história, filmes, documentários, museus e fontes online, assim como entrevistas onde eu precisava de conselhos especializados.

Você fez um trabalho muito completo, falando da moda ao longo do tempo. Como foi a escolha dos itens e fatos que foram destacados?
Como o título é Cronologia da moda, mas o espaço era o limite, nós decidimos focar no que realmente era importante no desenvolvimento da história da moda – tanto no tempo, em retrospectiva, quanto o que tinha resistido. A história da moda é um tema massivo e a escala do projeto parecia assustadora de início, então, precisei de uma mão severa na hora de editar o material. Eu tentei incluir tudo que me pareceu importante, ao menos em notas. Isso ajudou para que eu respondesse aos editores que não estavam envolvidos com o mundo da moda, e para os quais eu precisava justificar minha seleção.

Na sua opinião, qual a principal diferença da moda feita hoje (onde há cada vez mais blogs dedicados ao tema e é possível ver pela internet o que ocorre em qualquer parte) e a do passado?
O que eu tentei mostrar no livro é a natureza cíclica da moda. Eu acredito que, conforme o leitor for entrando na cronologia, vai ficando mais aparente que esse ciclo da moda começou a acelerar com o desenvolvimento da comunicação. O que acontece agora com blogs e a moda online é que não há apenas um verdadeiro mercado global, mas também que o ciclo quase atingiu a velocidade da luz – não parece mais possível que uma única tendência possa mais encapsular um momento. Isso me faz pensar se haverá uma resposta a isso com um movimento de ‘slow fashion’ (moda demorada) assim como o movimento de ‘slow food’ que temos visto.

Você conhece a moda brasileira? O que pensa sobre ela?
Quando eu trabalhei como jornalista de estilo e moda, eu fiz uma seção no Rio – há cerca de dez anos atrás e, claro, trabalhei com várias modelos brasileiras e fotógrafos que estão vivendo no país também. Há uma sexualidade agradável no estilo brasileiro que é muito atraente para o europeu. Não sei muito sobre a moda brasileira, além de Alexandre Herchcovitch, que se apresentou em Londres, e Issa, que está fixada aqui, mas é predominantemente sobre o trabalho deles. É claro que a nova moda globalizante significa que cidades como São Paulo, Rio, Mumbai, Shanghai e, posteriormente, Lagos, estão ganhando status como cidades da moda, assim como as da velha guarda, como Paris, Nova York, Milão e Londres. Eu dei uma olhada na última coleção e particularmente gostei de Coven e Patachou, o que, eu acho, compartilham uma estética chique e elegante com uma considerável beleza.
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> Nessa entrevista, a autora fala sobre a moda brasileira e a forma acelerada como as tendências vêm surgindo, o que a faz pensar na necessidade de começar um movimento de ‘slow fashion’.

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