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Filosofia da história
Trechos: Filosofia da história

“O elemento essencial e constituinte da ‘filosofia da história’ – em seu diferenciar-se da historiografia, do historicismo, da análise ou da narração metódica de fatos e ações humanas etc – é a questão do sentido, da finalidade (télos) da história.”

“... cremos que é possível, decerto de maneira introdutória e preliminar, traçar com mais precisão e clareza o campo de ação da ‘filosofia da história’, compreendida como disciplina autônoma que trata da questão do sentido da história. Esta é a finalidade principal do presente ensaio. Para alcançá-la, começaremos pela origem da interrogação acerca do télos da história. Em seguida, nos dedicaremos à descrição da concepção linear (providencialista e cristã) em sua contraposição à visão cíclica da história, característica da tradição grega, e à exposição das grandes teorias da Modernidade, cujo nascimento está estreitamente ligado a um radical processo de secularização, ou seja, à laicização das crenças e das doutrinas teológicas do cristianismo e à sua conversão em princípios filosóficos, jurídicos etc (a ideia de progresso substitui as de providência e salvação, mas sem questionar a visão linear do tempo e da história). Por fim, trataremos da crise ou mesmo da negação radical das metafísicas e otimistas filosofias da história, que, de Schopenhauer, dos teóricos alemães da história e de Nietzsche, estende-se até a chamada ‘pós-modernidade’.”
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